sexta-feira, julho 06, 2007

Bolo de Côco

Tinha aqui em casa um restinho de côco ralado e de leite de côco e antes que este último se estragasse resolvi fazer um bolinho de côco que tanto adoro! =) Eu não segui a receita á risca, alterei algumas quantidades mas, de qualquer maneira, vou postar a receita original e em parêntesis coloco as quantidades que utilizei.

Ingredientes:

  • 4 1/2 chávenas Farinha (3 chávenas)
  • 4 chávenas de Açúcar (3 chávenas)
  • 4 colheres de sopa de Margarina
  • 1 lata pequena de leite de Côco (cerca de 2dl)
  • 1 chávena de Leite
  • 6 Ovos (4 Ovos)
  • 1 colher de sopa de Fermento

Preparação:

Bater o açúcar com a margarina até obter um creme.

Adicionar as gemas e bater.

Acrescentar, alternadamente, a farinha, o leite de côco e o leite. Por último, acrescente o fermento.

Adicione as claras batidas em castelo.

Coloque numa forma untada e enfarinhada e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC até fazer o teste do palito e este sair enxuto.

Para a Cobertura do Bolo:

  • 2 chávenas de Açúcar
  • 1 chávena de Água
  • 100g Côco ralado

Quando ia a metade da receita apercebi-me que já não tinha açúcar, então a cobertura fiz completamente a olho. Utilizei um resto de açúcar em pó que tinha, juntei um pouco de água e levei ao lume até ficar calda. Depois juntei côco ralado a gosto.

Depois desenformei o bolo, coloquei a calda em cima e nos lados e enfeitei com mais côco ralado.

4 comentários:

Célia disse...

Está lindo só tenho pena de não gostar de coco.

Joaninha disse...

Ai, eu adoro coco!!!! Pinkie,preciso da tua ajuda! É que preciso de saber o que consideras ser uma chávenaem relação às quantidades dos ingredientes. Tens alguma tabelaporonde te segues ou quando dizes chávena é mesmo uma medida tua e a olho? Faço-te esta pergunta porque tenho vontade de fazer algumas receitas que aparecem em blogs e sites americanos e as medidas aparecem quase sempre em chávenas, no entanto já tive o azar de não bater certo,mesmo usando as tabelas de conversão.

Pinkie disse...

Célia - Obrigada =)

Joaninha - Desculpa a demora da resposta mas foi-me mesmo impossível responder mais cedo. Quando me refiro a chávena é mesmo uma chávena de chá, a que utilizo corresponde a 200 decilitros. É sempre esta medida que utilizo em todas as receitas em que as medidas utilizadas são em chávenas, e geralmente dou-me sempre bem. Espero ter ajudado =) Bjs!

Irina disse...

Ta lindo e com um aspecto mesmo delicioso, vou guardar a receita e faze-la um dia destes.
Bjinhos ;)