domingo, julho 29, 2007

Bolo de Chocolate e Pistácios

Quando vi esta receita confesso que fiquei um pouco reticente... até agora o meu único "trauma" na cozinha são os glacés, não sei porquê saiem-me sempre mal, mas decidi arriscar...
O bolo ficou óptimo, já o glacé... não fugiu á regra, ainda não foi desta!
A receita também não ajudou, pois não menciona a quantidade de sumo de limão que se deve utilizar. Eu fui juntando aos poucos para ver como ficava o resultado mas a única coisa que consegui foi uma calda de açúcar transparente.
Postei a receita original, mas o que fiz foi espalhar a calda por cima do bolo e os pistácios picados.
O bolo ficou muito bom, mas o glacé dar-lhe-ia uma apresentação completamente diferente... paciência! Pode ser que para a próxima corra melhor. Já agora, se alguém me puder ajudar neste assunto, não sei se existe algum "truque" para os glacés, eu agradecia imenso! =)

Ingredientes:

  • 75g de Manteiga
  • 150g de Açúcar
  • 1 pacotinho de Açúcar Baunilhado
  • 4 Ovos
  • 1 pitada de Sal
  • 1 pitada de Canela
  • 2 Cravinhos
  • Cardamomo
  • Casca de 1/2 Limão ralado
  • 100g de Chocolate amargo ralado
  • 100g de Farinha
  • 75g de Maizena
  • 1 colher de chá de Fermento em pó
  • 1/4 chávena de Pistácios picados

Para o Glacé:

  • 5 colheres de sopa de Açúcar em pó
  • Sumo de Limão

Preparação:

Bater a manteiga com metade do açúcar, o açúcar baunilhado, as gemas de ovo e as especiarias até ficar um creme.

Bater as claras em castelo com o restante açúcar e misturar um terço destas com o creme.

Adicionar o chocolate ralado, a farinha previamente misturada com a maizena, os pistácios picados e as restantes claras em castelo.

Deitar numa forma previamente untada e enfarinhada e levar a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

Glacé: Misturar o açúcar com o sumo de limão. Cobrir com ele o bolo e espalhar pistácios picados por cima.

11 comentários:

semente de sésamo disse...

Com ou sem glacé, esse bolo deve ser óptimo!

receitinhas da belinhagulosinha disse...

k bom aspecto este bolo e junta duas coisas k adoro chocolate e pistácios

parabéns pelo blog está muito engraçado

bjokas

Elvira disse...

Que maravilha de bolo! Tão original e bonito... :-)

Cláudia A. disse...

Ai que delícia Pinkie! O cardamomo deve dar um sabor especialíssimo. Beijo.

Irina disse...

Pinkie, este teu bolo deve ter saido uma delicia, eu nunca experimentei bolo com pistácios mas o teu vou ter que fazer porque parece ser demais...
Obrigada pela receita.
Bjinhos ;)

Eliana Scaramal disse...

Eu amo pistache, por isso o bolo ja me conquistou! :) Lindo!

Duly disse...

Adorei!Hum...deu água na boca,vou ter que experimentar

Marizé disse...

Eu não resisto a bolos de chocolate.

Sara disse...

Mesmo sem o glacé tem muito bom aspecto!E basta ser de chocolate para ser aprovado cá em casa.bj

Joaninha disse...

Pinkie! Tenho exactamente o mesmo problema que tu em relação ao glacê. Aqui há uns tempos atrás andava a tentar pesquisar sobre o assunto mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta, a não ser que li num sítio qualquer que se colocarmos a calda no bolo ainda quente o açucar derrete mais rapidamente e entranha-se no bolo não ajudando assim na formação do "glacê", mas se deitarmos com o bolo frio isso já não acontece. Também li que a quantidade do açucar deve ser generosa e ainda que o açucar deve atingir determinada temperatura específica para se formar o ponto pretendido. Eu não sei, mas da próxima vez vou testar a teoria do bolo frio e ver no que dá... :)
Entretanto com tanta conversa fiquei com fome. Com licença que vou tirar uma fatia desse bolo fantástico... mmmmmmmmmmm
Já agora dá-me uma ajuda também. Consegues encontrar pistáchios sem sal??? Eu não consigo em lado nenhum e ando louca atrás deles... :(
Beijoquinhas

Pinkie disse...

Joaninha - Não, também me fartei de procurar mas não os consegui encontrar... =|
O que fiz foi descascá-los e passá-los por água muito rápido porque senão o bolo ficava intragável...
Um dia havemos de fazer o glacé perfeito! hehe =P
Beijocas das Pinkies para ti e para o Haruki!